CARNAÚBA SUSTENTÁVEL

ASSOCIAÇÃO CAATINGA

Uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com a missão de promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Esse é o compromisso que faz a Associação Caatinga desenvolver, desde 1998, projetos de conservação de áreas naturais, restauração florestal e recuperação de nascentes, bem como um trabalho ativo na disseminação de tecnologias sustentáveis pelo semiárido e na educação ambiental, voltado para o apoio à pesquisa e formulação de políticas públicas ambientais.

A forte atuação da Associação Caatinga já foi capaz de desenvolver 1.244 tipos de tecnologias sustentáveis, que beneficiam diretamente 3.630 famílias. Com iniciativa de um empreendedor estadunidense e de seu filho, Samuel Johnson, o potencial da matéria-prima da carnaúba foi descoberto. Assim, surgiu o Fundo de Conservação da Caatinga e a partir desse fundo a Associação Caatinga inicia sua jornada. Com esse recurso foi criado o primeiro projeto, o de implantação da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), que está localizada na divisa dos municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI) bem no centro do coração da Caatinga. A RNSA é reconhecida, pela Unesco, como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela sua interação com as comunidades rurais do seu entorno. São 6.300 hectares de área protegida que resguardam três nascentes, espécies ameaçadas de extinção e que contribui para a manutenção de serviços ambientais e ecossistêmicos. Atualmente as ações realizadas atingem 40 comunidades rurais.

A Associação Caatinga trabalha pela disseminação de tecnologias sustentáveis ainda pouco difundidas, como a coleta de sementes nativas, a produção de mudas nativas, a compostagem e a produção de mel da abelha jandaíra, que contribuem para a geração de renda nas comunidades rurais localizadas no entorno da Reserva Natural Serra das Almas.

A instituição tem atuado na execução de projetos socioambientais que promovem a proteção da Caatinga através do desenvolvimento local sustentável, a segurança hídrica, adaptação de comunidades rurais ao semiárido, o fomento à criação de novas unidades de conservação, o estímulo à pesquisa no bioma Caatinga, a restauração florestal de áreas degradadas, ações de educação ambiental e de comunicação voltadas para a valorização da Caatinga.

Em seus projetos, a Associação Caatinga já beneficiou mais de 72 mil pessoas entre jovens, agricultores familiares, educadores, estudantes, pesquisadores e proprietários rurais. Ajudou a transformar 30 mil hectares em áreas protegidas e liderou a articulação da sociedade para a criação do ICMS Socioambiental do Ceará. É membro fundador do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Crateús, membro fundador do programa Selo Município Verde do Ceará (programa de certificação ambiental de municípios), membro fundador da Associação Asa Branca de proprietários de Reservas Naturais do Ceará e membro do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará.

Preencha o formulário abaixo,
será um prazer responder!

VENHA NOS VISITAR

Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar, Aldeota, Fortaleza - CE, 60120-001